Tire insights de grupos de whatsApp com chatGPT+
Todos sabemos que whatsApp bomba no Brasil - uso massivo, para tudo; desde vendas até relacionamento com o cliente. Alguns grupos de WA estão repletos de informacões que normalmente são inexploradas.
Este post tem dois intuitos. Primeiro mostrar que sem conhecimento técnico prévio não é difícil extrair informações e gerar gráficos utilizando as ferramentas corretas - usando quase qualquer fonte de dado (excel, csv, txt, json, etc).
Segundo mostrar que grupos de whatsApp relacionados à trabalho normalmente são fontes muito ricas de informação - frequentemente inexploradas.
Ou seja, este post serve para não somente abrir a cabeça das pessoas sobre como é fácil gerar gráficos e tirar estatísticas, sem conhecimento técnico prévio, utilizando o chatGPT plus com um plugin específico - mas como também um pequeno "passo a passo" de exemplo, utilizando como fonte de dados um arquivo txt exportado pelo whatsApp - um grupo de vendas.
Na 5° seção utilizei dados públicos somente para testar a ferramenta e fixar conhecimentos. Vale a pena utilizar datasets públicos para treinar!
Vamos para o que interessa!
1. Habilitando o ChatGPT Plus e o Plugin de Data Analyst
Primeiros passos com o ChatGPT Plus:
Para acessar funcionalidades avançadas e plugins, é necessário assinar o ChatGPT Plus. Visite ChatGPT e siga as orientações para ativar sua assinatura Plus - hoje custa $20,00 dólares mensais - como uso pra muita coisa, acabo enxergando essa assinatura como um excelente ajudante que faz várias coisas que eu preciso °¿°
Instalando o Plugin de Análise de Dados:
Após ativar sua assinatura do chatGPT+, navegue até a seção de plugins do ChatGPT e busque por "Data Analyst". Instale o plugin e fixe-o na barra lateral para garantir fácil acesso. Ou instale por este link!
2. Exportando o arquivo txt do whatsApp
Escolha o grupo ou a conversa individual de interesse e selecione "Mais opções" > "Mais" > "Exportar conversa". Você pode decidir entre incluir ou não mídias no arquivo exportado. Recomendamos não incluir mídias.
3. Importando para o ChatGPT
Com o plugin de Analista de Dados aberto no ChatGPT, faça o upload do arquivo de conversa. O sistema processará os dados, permitindo análises subsequentes.
Note que no canto superior esquerdo está escrito Data Analyst. O ícone no meio deve ser o mesmo da imagem acima, "by ChatGPT". Utilize quase qualquer fonte de dados (acho que tem um hard limit de uns 60 a 80 megas) - dê preferência por arquivos texto como csv por exemplo.
4. Pilotando prompts - conversando com chatGPT
Dificilmente o chatGPT acerta tudo de primeira. O segredo está em duas coisas na minha opinião; ser muito claro, objetivo e super informativo nos prompts, e também não pedir muita coisa ao mesmo tempo. Divide o problemão em pequenos problemas, mesmo que você "junte" as coisas depois.
Outro segredo na minha opinião, é "conversar" com o chatGPT - até mesmo por que nem sempre ele acerta tudo de primeira. Lembre-se que você pode e deve ser super informativo no prompt. Eu prefiro em inglês, mas português também funciona.
Vou colocar algumas imagens abaixo; as legendas são os prompts usados para gerá-las.
5. Utilizando datasets públicos para treinar
Vou colocar aqui, alguns exemplos de datasets públicos, e um chat público que criei rapidamente só para exemplificar como não é difícil - e mesmo sem conhecimento técnico - conseguimos criar visualizações interessantes. As vezes mesmo sem entender do dado (dataset).
Utilizando strains-kushy_api.2017-11-14.csv disponível no github para download. Link para chat aqui.
Utilizando dados públicos sobre COVID. Link para o chat aqui.
6. Conclusões finais
Neste post aprendemos (um pouquinho) de como utilizar a versão paga do chatGPT junto com um plugin de análise de dados para conseguir gerar virtualmente qualquer gráfico ou estatística de arquivos txt (texto) - e também utilizamos um chat de grupo de whatsApp como exemplo principal - junto com exemplos secundários utilizando datasets públicos.
Dúvidas? Sugestões? Basta comentar aqui! Muito obrigado °¿°
#ChatGPTPlus #WhatsAppBusiness #DataAnalysis #BusinessInsights #ChatGPTBrasil #WhatsAppData #AIAnalytics #ChatGPTPlugins #analisededados #chatgpt #welovedata
Discussion