As ações de cannabis dispararam na tarde da última terça-feira 30/04/2022, impulsionadas por uma decisão da administração Biden de flexibilizar as restrições federais sobre a maconha.

Espera-se que a Administração de Repressão a Drogas dos EUA aprove uma opinião do Departamento de Saúde e Serviços Humanos para reclassificar a maconha como uma substância do Schedule III, informou a NBC News, citando quatro fontes com conhecimento da decisão.

Por mais de 50 anos, a maconha foi rotulada como uma substância do Schedule I, a mesma categoria em que estão incluídas drogas como metanfetamina e heroína. As drogas nessa categoria são definidas como substâncias sem "uso médico aceito atualmente e alto potencial de abuso", de acordo com a DEA.

Uma mudança para o Schedule III colocaria a maconha ao lado de remédios como Tylenol com codeína e esteroides anabolizantes - ou seja, "drogas com potencial moderado a baixo de dependência física e psicológica".

Os investidores em ações de cannabis comemoraram a decisão, com o ETF Pure US Cannabis da AdvisorShares (MSOS) disparando quase 20% nas negociações da tarde. O ETF Amplify U.S. Alternative Harvest (MJUS) subiu cerca de 19%.